Masterização de CDs

Muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é MASTERIZAÇÃO.

A Masterização tem como objetivo principal preparar uma matriz que originará as cópias durante a duplicação de um CD.

Durante essa etapa, vários procedimentos técnicos estão envolvidos como montagem da ordem das músicas, redução de ruídos, equilíbrio de volume entre uma faixa e outra, equalização e compressão.

Esses processos visam dar uma uniformidade ao CD, já que muitas vezes as mixagens ocorrem em estúdios e dias diferentes e são executadas por técnicos e produtores diferentes.

O técnico de masterização tem que ter bastante sensibilidade e técnica para, sem alterar a mixagem, conseguir uma unidade sonora no CD e ainda melhorar a qualidade geral do áudio.

A masterização pode melhorar significativamente a qualidade do áudio, mas há limitações até onde o técnico pode chegar. O resultado final da masterização também depende bastante de como foram gravadas e mixadas as músicas.Todas as etapas são importantes para determinar a qualidade final do áudio.

Modelo 1 sem masterização Modelo 1 com Masterização

Equalização de CDs

Equalização é um processo que permite igualar e equilibrar as frequências (graves, agudos e médios) do áudio. Ela pode ser usada de forma corretiva ou artística.

Alguns estúdios tem uma deficiência na monitoração do som, ou seja, de como o som é ouvido dentro dele. Isso acarreta falta ou excesso de graves ou agudos. Nesse caso se aplica a equalização corretiva.

A equalização artística é utilizada, por exemplo, no Reggae e Rap onde se reforçam os graves para dar mais peso ou na música Clássica que enfatizamos os agudos para valorizar os harmônicos dos instrumentos.

Compressão de CDs

Um ponto bastante questionado em uma Masterização é o volume do áudio contido num CD. O volume do áudio está diretamente ligado a como o CD foi mixado e não somente masterizado.

Uma das maneiras de se conseguir volume é através da utilização de compressores durante a Mixagem e posteriormente na Masterização. O ideal para conseguir um bom volume é comprimir os instrumentos individualmente durante a mixagem.

Durante a Masterização, o objetivo é que a música fique o mais alto possível. Para muitas pessoas quanto mais alto o volume, melhor a qualidade do CD, o que não é verdade!

Existe um limite de ganho de volume na Masterização até que aconteçam distorções do áudio e mudanças nos planos da mixagem.

Música Masterizada: Envie seu material

A melhor forma de enviar o material é num CD ou DVD de DADOS contendo os arquivos no formato .WAV ou .AIF na resolução 24bits/48kHz, 24bits/44.1kHz ou na resolução que o trabalho foi gravado.

Consulte o técnico que mixou o seu CD e pergunte a ele em qual resolução o trabalho foi GRAVADO. Caso não seja na resolução 24bits/48kHz ou 24bits/44.1kHz, peça para ele gravar os arquivos no padrão utilizado. Certifique-se que a resolução não foi mudada.

Outra forma, não muito indicada, é num CD Áudio. Se essa for a única forma, confira o CD para que ele esteja em perfeitas condições e a mídia utilizada seja de boa qualidade.

Abaixo, é possível conferir a diferença de uma música comum e o mesmo masterizado:

Música comum:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Música masterizada:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Gostou?

 

Entre em contato agora!!