/* Facebook pixel script */ /* End Facebook pixel script*/
Busca

Play R

Notícias

Brainspawn Forte: Software coloca controle total na ponta dos dedos dos tecladistas

20
fev
Brainspawn-Forte

Por Wagner Cappia

Ao ministrar o workshop sobre performance ao vivo, sempre apresento para a minha plateia o software que é a base da minha arquitetura no palco, o Brainspawn Forte.

Atualmente na versão 3, o Forte é um dos, se não o mais, poderoso software para performance ao vivo existente. O produto vai além de um VST host e permite ao músico uma infinidade de controles de forma objetiva e rápida.

Ao pensar em performance ao vivo, o que mais precisamos ter em mãos são ferramentas ágeis. Quem já não passou pela situação de ter que posicionar timbres e programações de teclados por conta de alterações de última hora? E dependendo da complexidade do trabalho, uma simples alteração de ordem de músicas pode se transformar em um pesadelo se você não possuir agilidade.

O Forte, depois de configurado (adequadamente), resolve esta questão.

No meu caso, atuando na Eve Desire, com seu repertório no Metal Sinfônico, o controle de timbre, orquestrações, temas “sampleados”, é preciso que o controle e troca de timbres seja feita de forma limpa e rápida. Por vezes preciso sair de um piano para um naipe de cordas e na parte seguinte, um coral completo. Tenho dobras com vocalizes, e na sequencia, alternar para um timbre de lead para execução de um solo.

O Forte é um VST host como eu já disse. Isso significa que ele não possui timbres, ou seja, ele “hospeda” (host) timbres e aceita a grande maioria dos plugins existentes no mercado. O Forte organiza e permite o uso de inúmeros VSTs o que permite ter o melhor timbre de cada produto.

Além de ser um VST host, o Forte possui uma poderosa interface de controle MIDI, com roteamento de canais, execução de arquivos MIDI´s utilizando os VST´s hospedados ou ainda enviar a execução para um teclado externo.

Estruturalmente (e tentando dar uma visão simplificada do produto), um arquivo de projeto do Forte pode conter o set list completo de um show, na ordem de execução, cada música com a possibilidade de criação de snapshots (fotografia do estado atual do rack do forte, incluindo timbres, roteamentos, volumes, o que toca ou o que está em mute, etc) e com isso, deixar o show inteiro pronto para execução, bastando acionar a próxima cena, música a música.

O Forte vem com uma visualização para performance, o scene view. Uma tela onde é possível navegar pelo set list e verificar o timbre / cena carregada durante a execução. Tendo três, quatro ou mais teclados no palco, o Forte funciona como um grande painel de controle informando, com extrema objetividade, qual a configuração de todo o seu setup no momento da execução. No scene view o músico pode acessar qualquer música do seu set list instantaneamente, com apenas um click e o mais importante, em menos de um segundo está tudo configurado!

O Forte, com todo este aparato a disposição, não custa uma pequena fortuna. A versão Performer (que eu uso), custa (versão 3), $149.95(USD)! Muito acessível, portanto.

É isso! Brainspawn Forte! Recomendo para tecladistas e musicistas que precisam de agilidade e controle nas pontas dos dedos durante uma performance ao vivo!

Wagner Cappia

Wagner Cappia Pianista e tecladista com formação erudita pelo Conservatório Dramático Musical de São Paulo inclusive. Compositor e produtor musical. Tecladista e líder da banda de Metal Sinfônico Eve Desire. Proprietário da escola de música Instituto Musical Ever Dream. Especialista em tecnologia musical. http://www.cappia.com.br

Comentários
Deixe um comentário