/* Facebook pixel script */ /* End Facebook pixel script*/
Busca

Play R

Notícias

Canto Lírico ou Canto Popular: o que estudar?

27
fev
Canto Lírico ou Popular?

Por Marcio Markkx

A resposta as vezes é tão óbvia quanto a pergunta, mas vamos lá: Se você vai cantar ópera, vá estudar lírico, mas se não….. simples assim.

Os cantores e, muitas vezes, até os professores estão tão sedentos por novidades e por modismos vocais que esquecem um famoso ditado: “cada macaco no seu galho”.

É claro que não podemos desconsiderar o mérito do canto clássico para suprir as necessidades vocais dos cantores populares dez ou vinte anos atrás e de forma alguma sou contra o canto lírico, mas não precisamos mais desses padrões para um cantor de rock, por exemplo. Não por ser ruim, mas porque já temos pesquisas, dados científicos e até metodologias para alcançar qualquer acabamento vocal com a mesma qualidade ou até melhor que uma metodologia que pode se tornar engessada para algumas finalidades.

A técnica clássica já foi nossa única opção para várias respostas, mas é extremamente importante entender que a performance vocal de um Tenor Lírico e um Rockstar é completamente diferente. Podemos observar isso enquanto o cantor está de boca fechada, sua postura é completamente diferente entre ambos, sendo assim, o treinamento vocal desses cantores precisa ser diferente e até mesmo o condicionamento físico é diferente.

 O que pode soar completamente danoso para um cantor de opera é usado pelo cantor de rock, pop e etc. Alguns vocalistas ainda optam pelo lírico acreditando que aprenderão mais e se frustram às vezes por adquirir um timbre muito pesado e entubado para suas músicas.

A escolha de sua técnica vocal precisa ser analisada como escolher um treino de academia: “Quero ser definido ou lutador de MMA?”, e seu treino será pensado para essa finalidade.

Pensar dessa forma, vai poupar tempo e dinheiro e causar menos frustrações vocais a muitos cantores…….let’s rock.

Marcio Markkx

Marcio Markkx Ator, cantor, dublador e preparador vocal com experiência de mais de 15 anos de estudos e pesquisas da voz cantada. Contato: (11) 98231-1918 http://www.studiovocalmm.com.br

Comentários
Deixe um comentário