/* Facebook pixel script */ /* End Facebook pixel script*/
Busca

Play R

Notícias

Músicos: Como levantar dinheiro com o Crowdfunding?

30
ago
crowdfunding

Por Cristiano Vico*

Já falei aqui sobre o que é e quais os principais mecanismos de funcionamento do crowdfunding. Hoje vou falar um pouco sobre as possibilidades que a plataforma oferece para músicos, além de dar dicas para você conseguir a grana que falta para custear o seu projeto musical.

Acredito que você já tenha uma certa noção de como as coisas acontecem no crowdfunding. Portanto, também acredito que você entendeu que essa é uma ferramenta de ouro para quem trabalha com música. Se você não deu muita bola para o financiamento coletivo até agora…pare, pense e reveja seus conceitos. Além de ter a possibilidade de levantar o dinheiro necessário para seu projeto acontecer, essa é uma potente maneira de divulgar seu trabalho, fortalecer a relação com seus antigos fãs e conquistar mais fãs ainda.

Bandas que conseguiram $$ com o Crowdfunding 

Para você ter uma ideia, em 1997 a banda inglesa Marillion informou na internet que não tinha dinheiro para custear uma turnê pelos EUA. Os fãs da banda se uniram e conseguiram arrecadar mais de 60 mil dólares para que os shows pudessem acontecer. Ok, isso não conta como site de financiamento coletivo mas o conceito de proximidade com o público, de união em prol de um bem comum e de empatia pela humanização do artista que foi sincero em pedir ajuda fazem parte do mesmo pensamento.

Recentemente, no Brasil, as bandas Raimundos e Velhas Virgens também adotaram o método dos sites de incentivo para a produção e gravação de seus CDs. Os Raimundos pelo Catarse, com arrecadação de mais de R$123 mil, e a banda Velhas Virgens pelo site Comecaki com mais de R$72mil arrecadados. O bacana destes dois projetos é que foram criados conteúdos exclusivos e recompensas inusitadas para seus apoiadores. Resultado? Metas atingidas em ambos, grande divulgação, fãs satisfeitos e com a certeza de que fizeram parte do trabalho junto com o artista.

Bom, você já sabe que funciona, então…mãos à massa! Siga as dicas a seguir e alcance o dinheiro necessário para transformar o seu projeto musical em realidade com o crowdfunding. 

  1. Seja criativo: seu projeto pode ser para financiar a produção musical do CD, gravação do videoclipe, fabricação do CD, realização de um show, comprar instrumentos novos, criar seu site etc. É possível fazer muita coisa com música. 

  1. Detalhe o projeto: Defina o objetivo, o valor necessário, os prazos e recompensas. Deixe tudo bem claro. 

  1. Ofereça recompensas interessantes: faça com que o apoiador apareça no projeto, elabore produtos exclusivos, pense em retribuições inusitadas e que tenham a ver com você e com o projeto. Ele merece ter experiências relevantes se decidir apoiar seu projeto. 

  1. Cumpra o que prometer: organize-se para não ter problemas com as entregas de recompensas.

  1. Pesquise projetos parecidos com o seu e analise recompensas, estratégia de divulgação, valores. Use exemplos que deram e que não deram certo.

  1. Saiba quem é seu fã, o que gosta de fazer, em quais redes sociais ele está.

  1. Peça a opinião de um fã ou amigo, para ter um feedback. Aprimore o projeto quando necessário.

  1. Use as redes sociais e espalhe seu projeto para o mundo.

*Cristiano Vico: Especialista em música e Internet, já atuou como consultor de novas mídias em grandes empresas como iG e Telefônica/Vivo. Apaixonado pela música independente, é um dos idealizadores da www.play-r.com.br, onde ajuda muitos artistas a divulgarem seus trabalhos nos meios digitais. Co-fundador daagência www.bcontent.com.br, onde também atua como consultoria para empresas que buscam destaque nas redes sociais , além de trabalhar como consultor de marketing na área de música independente para a Laser Disc (Ágata Tecnologia Digital).
Deixe um comentário