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Divulgue sua música nas redes sociais com apenas 30 minutos por dia

30
jan
Divulgue sua música

Por Brian Thompson – CDBaby.com

Como vender sua música de maneira efetiva na mídias sociais

Para os músicos que não são nativos digitais (alguém que cresceu imerso na cultura da Internet e do “networking” online) o mundo das redes sociais pode ser incrivelmente cruel. Alguns podem perguntar: “Meu tempo não seria melhor gasto escrevendo canções ou ensaiando?” Só de mencionar “marketing nas redes sociais” já é o suficiente para fazer muitos músicos torcerem o nariz.  VOCÊ SABE que precisa usar a Internet para vender sua música, mas como?

A regra dos 30 minutos

Em apenas 30 minutos por dia você pode encontrar novos fãs, criar novas oportunidades e aperfeiçoar sua carreira. Esse tempo é o equivalente a uma reprise na televisão que provavelmente você nem percebe que está assistindo. Você também pode ir dormir um pouco mais tarde à noite, ou levantar um pouco mais cedo pela manhã. Ou mesmo tentar tuitar no trajeto do trabalho ou escola.

Se você está cansado de ouvir sobre a “sorte” que as outras bandas têm, então leia este texto.

Sorte não acontece, simplesmente – ela é criada!

Sorte é o resultado de ser talentoso e preparado enquanto faz os contatos necessários para se tornar conhecido entre o público e os profissionais do ramo. A sorte pode ser criada quando você traz as pessoas para seu “mundo grandioso”, através do uso criativo das redes sociais.

Comece com uma programação de repetição de 3 dias que leva apenas 30 minutos por dia. Uma vez que você se sentir confortável com este cronograma, faça modificações e personalize-o da maneira que preferir.

 A estratégia dos 30 minutos diários

Dia 1:
10 minutos

- Use a ferramenta de busca do Twitter para encontrar e seguir novos fãs em potencial que são fãs de artistas similares a você.

10 minutos
– Poste e programe novas atualizações para os próximos 3 dias no Twitter e Facebook (programe suas atualizações de status usando uma ferramenta gratuita como Buffer ou Hootsuite).
– Para iniciantes, não poste nada mais do que duas atualizações por dia no Facebook (dê ao menos algumas horas de intervalo).
– Atualizações do Twitter, entretanto, podem ser mais numerosas, se você se sentir inspirado.

5 minutos
– Responda cada um dos tuites e comentários que receber.

5 minutos
– Comece uma nova conversa com alguém ao qual você nunca falou antes no Twitter.

Dia 2:
10 minutos
– Use a ferramenta de busca do Twitter para encontrar e seguir profissionais da indústria musical que sejam relevantes para seus objetivos (blogueiros ou jornalistas de música, agentes, empresários, selos musicais e editoras).

10 minutos
– Responda cada um dos tuites e comentários que receber.

10 minutos
– “Comece uma nova conversa cara-a-cara.”   

Dia 3:
30 minutos
– Produção de conteúdo

- Escreva e publique um pequeno novo post em seu site. Sempre coloque uma imagem. Pode ser sobre qualquer coisa, apenas compartilhe algo. Não precisa ser sobre música. Compartilhe coisas de sua personalidade e seus interesses.

- Compartilhe seu novo post no seu perfil do Facebook e Twitter.

Dia 4:
- Comece novamente o Dia 1 e repita!

Em seguida, aplique os seguintes conceitos em sua programação:

Via rápida: Plano de marketing musical em dois passos

1.  Faça algo pequeno uma vez por semana.
– um post de blog, uma nova foto, um novo vídeo, um podcast, compartilhe uma entrevista ou resenha, um poema, um desenho, uma pintura…o céu é o limite.

2.  Faça algo grande uma vez por mês.
– lance uma nova música ou EP, CD, coloque uma nova camiseta ou item a venda, comece um novo debate, ou anuncie uma nova tour, um novo pacote de itens merchandising (leve 1 CD + 1 camiseta por apenas R$45!), ou um novo item com edição limitada ( Restam apenas 5!), ou um posdcast, ou um vídeo chat na internet.  Você pode fazer tudo o que quiser, mas faça alguma coisa!

Lembre-se: as pessoas usam as redes sociais para se entreterem e para ficarem conectadas com quem elas gostam. Seja alguém que vale a pena gostar! Não faça propagandas ou envie spam com seu material nos perfis dos outros, isso simplesmente não funciona, irrita as pessoas e só vai fazer com que elas parem de seguir você.

No mundo das redes sociais, conseguir e manter a atenção das pessoas é o bem mais valioso.

Consiga a atenção e não a perca. Ao invés disso…seja extraordinário, diferente. Supere as expectativas. Intrigue as pessoas com sua grandiosidade.

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