FAQ

o que é uma master

É um CD ou DVD com o conteúdo final que será duplicado. A master pode conter qualquer tipo de conteúdo como áudio, vídeo, projetos corporativos, catálogos de produtos etc. Como será a referência para todas as outras cópias, a mídia deve ser testada várias vezes e em vários leitores para que não haja possibilidade de rejeição quando for duplicada.

Qual a diferença entre DVD5 ou DVD9?

A diferença entre os dois é que o DVD5 tem capacidade de 4,7 Gb e o conteúdo é gravado em uma única camada de dados, já o DVD9 tem capacidade de 9,4 Gb e o conteúdo é gravado em duas camadas de dados.

a play-r faz as capas dos cds e dvds?

Sim, nós também fazemos o projetos gráficos para CDS de encartes, rótulos, folders e muito mais. Envie seu material e nos diga quais são suas ideias que a Play-R coloca no papel para você.

posso usar qualquer tipo de conteúdo em uma gravação?

Sim, é possível gravar CDs de áudio, DVDs de filmes, vídeos institucionais, desenhos, shows etc, desde que o conteúdo tenha os devidos contratos e autorizações dos autores da obra.

qual a diferença entre os formatos de cores rgb e cmyk?

RGB: é denominado como cor luz que é usado somente para artes desenvolvidas com a finalidade de visualização em telas. Exemplo: site, telas para DVD, newsletters ou qualquer outro tipo de arte para internet. CMYK: é denominado como cor pigmento que é usado para todo tipo de material impresso. Exemplo: capas de CDs ou DVDs, banners, revistas, etc.

porque os arquivos e imagens que são enviados para as gráfica devem estar em 300 dpi?

“Alta resolução” é como popularmente são conhecidos os arquivos em 300 dpi. Quando você tem uma mesma imagem ou arquivo em 300 e em 72 dpi a resolução deles é diferente. Aquele que está em 72 dpi terá menos pontos por polegada, dessa forma a qualidade será menor do que o que está em 300.
Assim sendo, todo arquivo que será impresso deve ser desenvolvido em 300 dpi.

como exportar seus arquivos para que eles fiquem em cmyk e 300 dpi?

Muitas vezes acontece de desenvolvermos o arquivo em CMYK e 300 dpi mas na hora que exportamos em PDF, ou qualquer outro formato para a gráfica, ele fica em RGB e menos de 300, isso acontece porque na hora de exportar o arquivo você precisa escolher o “Preset” correto. No InDesign, por exemplo, ele é denominado como High Quality Print. Não esqueça de pedir para manter a sangria ao exportar. No Corel Draw o correto é utilizar o Coletar Para Saída.

o que é sangria?

É uma área de segurança de corte. Quando a gráfica faz o acabamento dos arquivos, a impressão é cortada em uma guilhotina mas como os impressos ficam um em cima do outro, algum deles pode fugir alguns milímetros para esquerda, direita, para cima ou para baixo. A sangria de 5mm a mais de imagem é uma segurança para não termos o problema de ter uma faixa branca sem imagem.

o que é área de mancha?

É uma área de segurança para os textos. O correto é que em todos os arquivos os textos fiquem 3 mm para dentro de todas as marcas de corte, dobra, vinco e etc, para assim não correr o risco de serem cortados.

qual a importância do envio da prova de cor para a gráfica?

A prova de cor é extremamente indispensável quando se quer exigir qualidade na impressão. Ela garante que a gráfica seguirá o padrão de cor desejado. Importante: não servem como prova de cor o monitor, folhas impressas em jato de tinta, laser e outros. O correto é prova digital em papel off set, alvura ou parecidos. No caso de você querer ver exatamente o que vai sair na impressão, o certo é fazer uma prova de prelo na gráfica.

qual a importância do envio do boneco para a gráfica?

Também é indispensável pois sem ele a gráfica não saberá em que ordem e posição colocar as páginas dos seus trabalhos.