/* Facebook pixel script */ /* End Facebook pixel script*/
Busca

Play R

Notícias

O Que é Produção Musical?

05
dez
Produção Musical

Por Adrian Montanha

Para que serve?

Nosso país tem uma riqueza musical enorme. A quantidade de compositores, instrumentistas, estilos musicais, intérpretes e nichos de mercado está entre as maiores do mundo. E é justamente por isso que a SUA MÚSICA precisa, mais do que nunca, aparecer.

Existe uma longa distância entre se criar uma ideia, compor, conceber uma obra musical e transformá-la em um PRODUTO que desperte o interesse do público. Este produto é o resultado final da sua música. Para todos os efeitos, é a sua representação para o mundo – consumidores, gravadoras, casas de shows e websites.

A mídia pode mudar – LP, CD, iPOD®, vinil (voltando com tudo!) – e sempre mudará. Os modelos de negócio também. Mesmo que não espere “vendas de CD’s”, o artista precisa aparecer e ser reconhecido para ter sucesso profissional e pessoal. Há diversos objetivos que um músico pode atingir através de seu trabalho: vender composições, tocar, interpretar, fazer shows e merchandising. E todos eles começam com um produto (CD) bem feito em mãos.

 E já que estamos falando de um PRODUTO, ou PRODUÇÃO, ninguém melhor do que um PRODUTOR MUSICAL para transformar uma ideia em uma canção lapidada, digerível, fiel à proposta, otimizada, pronta para ser consumida e apreciada.

Pense em uma música que você adora, de um artista ou banda que você acompanha há muitos anos. É muito provável que esta música que você pensou é o resultado de uma composição maravilhosa, PRODUZIDA por um profissional competente, tanto artisticamente como tecnicamente. Compositores, letristas, arranjadores – artistas e músicos – estão preocupados com a arte, poesia, interpretação, conteúdo emocional. Uma combinação de dons e habilidades que permitem ao artista conceber ideias interessantes. O ARTISTA se concentra na criação artística.

Uma vez que a música é concebida, através de uma gravação guia, esboços em um guardanapo ou partituras, inicia-se o processo de PRODUÇÃO. Aqui, outro profissional, o PRODUTOR, deve trazer seus dons e habilidades e se concentrar numa nova etapa. A criação contém ideias, mensagens e emoções que nem sempre são claras para o ouvinte. Um produtor profissional estudou durante anos o processo de produção musical e analisou muitos casos de sucesso para extrair o melhor de uma composição.

Utilizando seu background artístico, o cenário musical e técnicas de produção, o produtor tem a função de transformar a obra musical em um veículo de mensagens e emoções universais, consistentes, claras e interessantes. Assim como uma boa produção não se sustenta sem uma grande composição, a concepção musical depende de um cuidadoso processo produtivo para se transformar num produto e abrir portas para o artista.

Contratar um Produtor Musical é dar uma chance para sua música. Com certeza você acredita nela, mas é preciso que outros também acreditem. Sei como é frustrante “imaginar” a música, se empolgar e não conseguir passar isso para os amigos. O Produtor é o seu aliado nesse objetivo.

A Produção Musical profissional economiza tempo e energia do artista, aumentando as chances de divulgação, contratos com gravadoras e downloads. Contrate um produtor. Mesmo que seja um amador, um amigo músico. O ato de “contratar” transfere seriedade para o projeto, incluindo metas e prazos. No mínimo, serão duas pessoas e dois pontos de vista, que enriquecem qualquer trabalho onde decisões são tomadas a todo instante.

Adrian Montanha

Adrian Montanha Experiente produtor musical e artístico. Baterista há 20 anos, formado no Conservatório Contratempo em São Paulo. Tem preferência pelo mercado da música Pop comercial mas já trabalhou com todas as vertentes do rock e também com outros estilos musicais. Contato: (11) 2614-2681 http://www.montanhaprodutor.com.br

Comentários
Deixe um comentário