/* Facebook pixel script */ /* End Facebook pixel script*/
Busca

Play R

Notícias

O Rock: Mais do que um estilo de música. Um modo de viver!

06
fev
Vida Longa ao Rock!

Por Arya Medeiros

O nosso bom e velho rock. Por que, mesmo diante de novos estilos de música que surgem o tempo todo, o rock permanece intocável? O que faz dele tão permanente?

Rock Clássico, Heavy Metal com suas diversas divisões: death, melódico, sinfônico, trash…e por aí vai. Cada um com um público específico, com suas especificidades, mas todos ROCKEIROS. METALEIROS.

Começo relatando um fato: o rockeiro não apenas curte o som. Ele vive o som. Ele é rockeiro 24 horas, e mostra sua filosofia no seu modo de se vestir, de se portar, de decidir as coisas seja em qual setor for. Mostra o que ouve na decoração da sua casa. Ele se tatua, ele é imponente pela própria natureza – sua…e do som.

O rock movimenta diversos setores comerciais: acessórios especializados, roupas, sapatos, decoração residencial, ensinos especializados, bares e casas noturnas totalmente decoradas para atender esse segmento (a começar pelos palcos grandes e equipamento potente para aguentar uma banda de rock!). Tudo nos mínimos detalhes.

O rockeiro é agressivo. É firme. É marcante. É sério. Usa roupas escuras sem pensar sobre isso. Ele sente e se veste assim. O seu comportamento é natural, não é pensado. É uma reação àquilo que está em seus ouvidos e sua mente o tempo todo. As letras falam de evolução, coragem, honra, desafio, romper limites, ser fiel a você mesmo acima de tudo, ser forte e seguir em frente sempre.

O público do rock toca, conhece música. A plateia é exigente…! Quase todos tocam um pouco de algum instrumento, normalmente, guitarra, o instrumento mais popular do estilo. E isso faz com que as bandas, para se destacarem e formarem o seu público, sejam boas. Pode parecer estranho, mas em alguns estilos, o comercial fala mais alto. No rock, não. A qualidade vem na frente. Toca, e toca direito. Todos os instrumentos tem que estar “redondos”. Faz seu som limpo, mostra habilidade e segurança, senão, já era. A carreira acaba antes de começar.

Depois de algum tempo nos palcos de rock com a minha banda de heavy metal sinfônico (Eve Desire), e como dona de uma escola de música especializada em rock e heavy metal (Instituto Musical Ever Dream), resta uma pergunta sem resposta: é o rock que molda seu público ou é o público que encontra nele uma forma perfeita de expressar sua personalidade forte?

E também resta uma certeza: o rock e o heavy metal são para sempre. Para poucos. Mas esses poucos são muitos. No mundo todo, independente de idioma, o rock une nações em uma só língua, que podemos expressar através de várias frases contidas nas músicas, mas tem uma em particular que casa direitinho com o que pretendi passar para você que lê esse artigo: “Born to be Wild”!

 

Arya Medeiros

Arya Medeiros Cantora lírica e regente. Líder e vocalista da Eve Desire, banda de heavy metal sinfônico. Regente do Coral Ever Dream. Integrante do CoralUSP, sob regência de Márcia Hentschel. Solista e concertista. Sócia-proprietária do Instituto Musical Ever Dream. http://www.aryamedeiros.com/

Deixe um comentário